Ponto da boemia itabunense, o ABC da Noite, é tombado pelo governo municipal
Muita alegria e emoção marcaram o tombamento do bar ABC da Noite por volta da uma e meia da tarde deste sábado, 9, durante a Lavagem do Beco do Fuxico, no centro de Itabuna. A solenidade foi iniciada pelo secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, que falou da alegria e do momento histórico para a cidade e pelo decreto assinado pelo prefeito Claudevane Leite.
“Depois de vermos ir ao chão, o Castelinho, o Colégio Divina Providência, o imóvel do espólio de Gutemberg Amazonas e a antiga agência do Banco no Brasil, o prefeito Vane Leite achou por bem assinar o decreto de tombamento do ABC da Noite para preservar o imóvel histórico na cidade”, disse o secretário Joé Humberto, reforçando a determinação do prefeito de preservar elementos arquitetônicos, culturais e históricos, materiais e imateriais da cultura grapiúna.
Emocionado, o comerciante Alencar Pereira, o “Cabôco” Alencar, transferiu a homenagem para a população e disse que o reconhecimento da Prefeitura foi recebido com humildade, já que o grupo social presente era formado por amigos e frequentadores do tradicional boteco, aonde comercializa diariamente, entre as 11h30min e 13 horas e 17h30min e 19 horas, batidas com sabores de frutas regionais e essências como gengibre.
O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Augusto Júnior, agradeceu a parceria com a empresa Bahiagás, presidida pelo economista Davidson Magalhães. A empresa estatal é responsável pela contratação da banda Armandinho, Dodô e Osmar, a principal atração da festa mais tradicional de Itabuna, que também foi homenageada pela Prefeitura pelos 70 anos de criação da guitarra baiana com uma placa entregue ao músico Aroldo Macedo.
”Sem a parceria de empresas públicas e privadas não seria possível ao Município realizar a festa, principalmente pelas dificuldades encontradas e a escassez de recursos públicos”, explicou Wenceslau. O vice-prefeito disse ainda que não se pode confundir tombamento do prédio com a demolição de imóveis fazendo contraponto com a realidade vivida até o ano passado quando imóveis de valor histórico foram derrubados para dar lugar a empreendimentos. “Esse tombamento é para memória, resgate e conservação da história”, concluiu.
Para o jornalista Daniel Thame, presidente Academia de Letras, Artes, Música, Biritas, Inutilidades, Quimeras e Etc. (Alambique), a Prefeitura de Itabuna está de parabéns, porque Itabuna é uma cidade onde tombar significava derrubar. “Temos vários prédios históricos que foram derrubados e, quando a Prefeitura toma uma iniciativa dessas de preservar um patrimônio histórico da cidade, temos que elogiar e destacar”, observou. O artista plástico Renart anunciou que pretende fazer a doação da placa de tombamento em homenagem à data.
O tombamento do ABC da Noite foi prestigiado pelos secretários de Esportes e Recreação, Evans Maxwel, e de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Cleide Sousa, presidente da FICC Roberto José da Silva, do presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, do tenente coronel PM Serpa, deputado federal Geraldo Simões, vereadores Jairo Araújo, Ronaldo Geraldo e Joilson Rosa, dentre outras personalidades culturais e politicas da região. O evento reuniu mais de duas centenas de pessoas que se confraternizaram com o caboclo Alencar.